Esta semana, o fiscal do CRQ – 18ª Região/Piauí, Lucas de Sousa Bacelar, percorreu alguns municípios do Piauí, realizando ações de fiscalização – pessoa física e jurídica. As fiscalizações têm como principal objetivo evitar prejuízos à sociedade pela fabricação de produtos e a execução de serviços na área da química por empresas clandestinas, ou pessoas sem conhecimentos científicos.

A intimação às pessoas físicas é feita quando constatado o exercício irregular da profissão: sem a devida formação, àqueles que estejam executando atividades da área sem o devido registro profissional ou inadimplentes com o Conselho Regional. E no que se refere às pessoas jurídicas, a notificação é feita pela contratação de funcionários não habilitados, na falta de registro da própria empresa no CRQ ou esteja executando atividades sem um responsável técnico da área da Química.

O exercício ilegal da profissão coloca em risco não somente o leigo que precisa lidar com matérias-primas e processos geralmente perigosos, como a comunidade ao redor da fábrica e, na ponta final, o consumidor dos produtos.

O trabalho do Sistema CFQ/CRQs é em prol de uma sociedade correta, justa e segura, com empresas e profissionais da área da Química atuando de forma ética e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *