O Conselho Regional de Química da 18ª Região foi criado pela Resolução Normativa 172 de 13 de dezembro de 2000. A criação ocorreu em função de entendimentos que a Delegacia Regional Gerenciada pelo CRQ da 10º Região, já não satisfazia os anseios dos profissionais e das empresas do Estado do Piauí, pois para todas as suas atividades, inclusive em regime de urgência junto ao Conselho, deveriam dirigir-se à Fortaleza, o que provocava atrasos e impedia o andamento eficiente dos registros.

A delegacia funcionava intermediando documentos, mas sem cumprir o papel de CRQ. Em outubro de 1999, um conjunto de profissionais levaram ao Presidente do Conselho Federal seus anseios de transformar a atual delegacia em Conselho Regional de Química. A ideia ganhou forma com a fundação do Sindicato dos Profissionais de Química ocorrida em 30/10/1999. Assim, se completava os requisitos para criação do CRQ18, que naquele momento, envolvia a existências de cursos da área da química nas instituições de ensino e um levantamento de um quadro de desenvolvimento do Estado.

No mês de janeiro de 2001 foram realizadas as solenidades de instalação do CRQ18, inicialmente com sua sede à Rua David Caldas, 374, sala 701 – Centro – Teresina, Piauí. Desta data em diante o CRQ18 vem atuando no Estado, tendo evoluído na condição de delegacia, onde contava com 105 profissionais registrados e 40 empresas, para aproximadamente 700 profissionais e 200 empresas.