No Dia Mundial do Meio Ambiente, é sempre bom lembrar que devemos proteger os recursos naturais do planeta.
Nesse momento também lembramos que a química continua trabalhando em soluções sustentáveis. Da indústria à reciclagem, do plástico verde ao reuso da água nas indústrias, trabalhamos sempre para recuperar e manter os recursos do planeta.
Mas você também pode ajudar. Separar o lixo e o descarte adequado de materiais é parte importante nessa hora. Com a reciclagem do plástico, papel e vidro, por exemplo, a química transforma o seu lixo em materiais sustentáveis e evita o desperdício. É menos poluição ao solo, menos desmatamento e mais vida!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vamos conhecer algumas contribuições da química na proteção ambiental?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você sabe o que é química verde? Ela visa reduzir os impactos ambientais e propõe ações práticas para que isso aconteça. Uma delas é, por exemplo, a maximização do uso de fontes renováveis, como a biomassa, que trata da produção de energia por meio da decomposição de material orgânico, como resíduos agrícolas e restos de alimentos. Com comprometimento ambiental, fica ainda mais fácil pensar em um futuro sustentável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já na Indústria automobilística, os catalisadores automotivos minimizam a emissão de gases ao meio ambiente! A peça, acoplada ao escapamento do carro, visa a transformação dos gases liberados em resíduos que geram menos impacto. Alguns óxidos e metais nobres como platina, ródio e paládio são os agentes químicos responsáveis pela reação de conversão nos poluentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A química também está presente na fossa séptica biodigestor, que é uma ótima alternativa, pois reduz impactos ambientais. Trata-se de um sistema formado por três ambientes fechados, onde a água é separada e tratada. Ali, a decomposição dos compostos orgânicos do esgoto doméstico são convertidos em biogás, que se torna combustível para fogões ou mesmo geradores de energia elétrica. Além disso, essa água tratada pode ser reutilizada e o material orgânico vira adubo para composteiras e biofertilizantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você muito provavelmente já usou algum solvente. As tintas para pintar a sua casa, por exemplo, precisam ser dissolvidas para chegarem à textura certa. Eles também são amplamente utilizados em processos industriais e, em casa, nos produtos de limpeza. Pensando nisso, a química desenvolveu os solventes verdes, que com matéria-prima renovável e a fermentação de açúcares, resultam em produtos biodegradáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outra solução sustentável da química é o plástico verde. Fabricado a partir do etanol de cana-de-açúcar, o polietileno verde é um material renovável com as mesmas propriedades do plástico comum. Enquanto é produzido, capta gás carbônico do ar, contribuindo com a redução de emissão de um dos principais gases do Efeito Estufa. Esse verde já está nas embalagens de comida, remédios, brinquedos e muito mais.

Fonte: https://abiquim.org.br/